Boas Práticas

Sucesso da automatização do frigorífico também depende dos funcionários

Sucesso da automatização do frigorífico também depende dos funcionários

Ao conhecer todas as vantagens da automação de frigoríficos e os 6 custos que podem ser reduzidos com a introdução de suas tecnologias, o gestor pode imaginar o início de um planejamento com fases de implementação das mudanças da linha de produção. Antes de iniciar o planejamento de automatização do frigorífico, porém, é importante que o gestor responsável saiba que seu sucesso está diretamente ligado com o comprometimento de todos os outros setores do frigorífico – do comercial ao controle de qualidade.

Isso porque qualquer gargalo causado por funcionários sem conhecimento técnico ou comprometimento, na linha de produção do frigorífico, pode comprometer todo o planejamento (e investimento) da automação.

É preciso treinar os funcionários para extrair o melhor da automação do frigorífico

“É preciso que os frigoríficos desenvolvam mecanismos para explorar o conhecimento tácito de seus funcionários, para que não se restrinjam apenas a operar o equipamento, e sim a entendê-lo”, diz Luan Back, pesquisador da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Na prática, isso significa educar os funcionários sobre a importância da automação e, principalmente, treiná-los para lidar com os procedimentos envolvidos.

Quais procedimentos são esses?

  1. Auditoria: levantamento dos pontos críticos da produção, tanto do ponto de vista financeiro quanto de qualidade do produto.
  2. Prioridades: após conhecer os pontos críticos é possível determinar, por meio da experiência da equipe responsável e do setor comercial, quais áreas merecem mais atenção do que as outras.
  3. Execução: com uma equipe adequada e o suporte da empresa fornecedora dos equipamentos, todo o planejamento feito até aqui pode ser posto em prática.
  4. Treinamento: como boa parte dos processos e equipamentos serão novos para os funcionários, é importante que a equipe responsável pela implantação conduza um treinamento específico a fim de evitar problemas no médio e longo prazo.

Primeiros indícios do retorno da automação

Por cada frigorífico lidar com problemas e situações financeiras específicas, é impossível prever quando o investimento em automação será retornado ao negócio.

O fato é que, no âmbito tecnológico e de qualidade do produto final, geralmente os benefícios da automação podem ser percebidos imediatamente após a sua implantação, tanto pelos consumidores quanto pelos próprios funcionários do frigorífico.

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar informações úteis e relevantes aos proprietários e gestores de frigoríficos no Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo