Oportunidades

Você está preparado para vender mais carne suína durante o inverno?

Você está preparado para vender mais carne suína durante o inverno?

A temporada de frio chegou e com ela a alegria da cadeia da suinocultura brasileira. Isso porque, segundo profissionais da área, a venda de diversos cortes da carne suína chega a quase dobrar neste período do ano.

Tradicionalmente as estações mais frias do ano são mais favoráveis para o consumo de carne de porco, pois, naturalmente, mudamos nossos hábitos de alimentação. Pratos mais pesados e mais calóricos são quase que uma necessidade que o organismo tem para se manter mais aquecido diante do frio.

Com a elevação da demanda por esse tipo de carne, os suinocultores e comerciantes do setor precisam se preparar para este período com eficiência, aproveitando o melhor que o frio pode oferecer à produção de carne de porco.

Conversamos com o médico veterinário Antônio Ianni, da Ianni Agropecuária, que nos conta sobre a melhor forma de nos prepararmos para essa época do ano.

Motivos da elevação do consumo de carne suína no frio

Já é tradição, o consumo de todos os tipos de carne naturalmente aumenta nas estações mais frias do ano. Para a carne suína, Ianni cita 2 fatores.

1 – Demanda metabólica: os seres humanos naturalmente necessitam de maior quantidade de alimento por conta da maior demanda metabólica no frio e, certamente, a carne suína é um dos alimentos mais calóricos disponíveis.

Demanda econômica: segundo Ianni, em nosso país, a partir dos meses de março a economia se aquece devido a fatores como:

  •  Término das férias escolares;
  •  Fim das férias coletivas nas empresas;
  •  Término das festas, como o Carnaval;
  • Chegada das estações mais frias do ano, quando carne suína e seus derivados são os ingredientes principais de um dos pratos mais tradicionais do Brasil e combinam perfeitamente com o frio: a famosa feijoada brasileira. Portanto, naturalmente a venda de carne suína para elaboração da feijoada tende a aumentar de forma significativa neste período.

Cortes suínos mais vendidos no inverno

Segundo Ianni, todos os cortes suínos são bem comercializados durante o ano todo. Porém, ele cita que com a queda na temperatura há elevação das vendas de itens para o preparo da feijoada e demais pratos da época: “nas épocas mais frias do ano, os cortes destinados a elaboração da feijoada e demais pratos ‘de frio’ são muito procurados, podendo até ocorrer escassez”, explica.

Dessa forma, cortes como miúdos, linguiça tipo calabresa, carne salgada de suínos, lombo e bacon são os cortes suínos mais procurados para fazer uma saborosa feijoada nesta época do ano.

Este conteúdo te ajudou a se preparar melhor? Então aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Artigo AnteriorPróximo Artigo